As telhas são utilizadas para proteger nossa casa da chuva, do sol e do vento. No entanto existem diversos modelos que podem ser confeccionados por diferentes tipos de material. Elas podem ser de cerâmica, de concreto, metálicas, de fibrocimento, de celulose, de PET, de PVC e de fibra de vidro. Cada material se comporta de uma maneira, por isso é importante entender o que cada um tem de melhor a lhe oferecer.
As telhas de cerâmicas
As telhas cerâmicas são excelentes barreiras térmicas, no entanto absorvem parte da água da chuva, são frágeis e quebram com facilidade, aumentando o entulho da obra e a manutenção periódica da estrutura. São as mais populares, por possuírem vários modelos disponíveis e de fácil acesso em todo território nacional.
As telhas de concreto
As telhas de concreto são produzidas a partir do cimento e por isso são impermeáveis e mais resistentes que as telhas cerâmicas. São encontradas em diversas cores e as mais claras refletem melhor a luz do sol, transmitindo menos calor para o interior da habitação. No entanto, são mais pesadas que as telhas cerâmicas, mas o preço por m 2 é bem próximo.
As telhas de fibrocimento
As telhas de fibrocimento são feitas de cimento e fibras sintéticas e até bem pouco tempo utilizavam o amianto como fibra (o uso do amianto é proibido no Brasil e em diversos países).
As fibras conferem ao produto maior leveza, por isso, sua montagem é fácil e rápida. São impermeáveis, resistentes e com o menor preço do mercado, por isso indicada para
construções mais populares.
As telhas metálicas
As telhas metálicas necessitam de baixa inclinação para instalação, são leves, duráveis e
resistentes à corrosão e a flexão, por isso vencem grandes vãos. Mas, não possuem isolamento térmico, nem acústico. Por isso são recomendadas para áreas externas ou com maior altura, como quadras e galpões industriais. Existe também o modelo sanduíche, com um conjunto de duas telhas e isolamento no meio, porém seu custo é bem mais elevado.
As telhas ecológicas
As telhas ecológicas são fabricadas a partir de fibras vegetais e usam inclusive, fibra de
celulose, extraídas de papel reciclado. Resistentes, de fácil manuseio, práticas na instalação, dão leveza à estrutura do telhado e são impermeabilizadas com betume. Não propagam fogo, são acústicas e protegidas por uma resina especial, contra raios UV. Por isso, possuem baixa transmissão de calor e melhor manutenção, já que a cor do produto é preservada. Existem modelos no mercado que possuem certificação, conferindo a credibilidade do produto.
As telhas de PET
As telha de PET são feitas com material reciclado e além de serem translúcidas, são mais leves que as telhas cerâmicas e impermeáveis, necessitando de menor manutenção. Estão disponíveis em diversos formatos e modelos, o que permite sua utilização em conjunto com outros tipos de telhas. Seu preço é muito superior às outras, no entanto, seu uso em áreas que não recebem iluminação natural adequada (área de serviço e escadas) compensa na economia final de energia.
As telhas de fibra
As telhas de fibra de vidro também podem ser transparentes ou translúcidas, mas elas se destacam mesmo é pela leveza e preço competitivo de mercado, no entanto não são
encontradas com muita facilidade. O mesmo acontece com as telhas de PVC. Ambas são impermeáveis, de fácil instalação e manutenção, e encontradas em diferentes tamanhos e cores.
Comments