top of page
Buscar
  • Foto do escritorIza Valadão

Janelas: Conheça os tipos de materiais disponíveis

As janelas são elementos importantes no projeto de construção ou reforma de casas e apartamentos, elas influenciam na entrada de ar e luz natural. Dependendo do modelo e do local de instalação, geram conforto térmico da residência, o que incide diretamente na conta de energia elétrica. Elas são denominadas esquadrias, possuem variações de funcionamento e podem ser confeccionadas com diferentes tipos de materiais, tais como: Alumínio, Madeira, PVC, Ferro e Vidro.


1. Alumínio:


É um material extremamente durável e não enferruja, sendo adequado para construções à beira-mar. Geralmente muito precisa e não deixa a água entrar na construção. Oferece muitas opções de acabamento e suportam os vidros duplos ou triplos, usados como barreira termoacústicas, contra o barulho das grandes cidades e as grandes variações climáticas.


2. Madeira:


Possui boa estética, durabilidade e resistência, mas exige maiores cuidados com limpeza, umidade e pragas (cupins). As mais indicadas são: Itaúba, grápia, freijó e jatobá e os preços variam conforme a região do Brasil. O importante é saber a procedência do material e dar preferência para madeira tratada e de reflorestamento.


3. PVC:


No mercado brasileiro há menos tempo e por isso ainda com custo elevado, as esquadrias de PVC vêm ganhando muito espaço em função da sua leveza, maior durabilidade e resistência, alto índice de vedação e estanqueidade, ótimo isolamento acústico e térmico, além de ser reciclável, sustentável, fáceis de limpar e possui grande diversidade de cores. No entanto, são sensíveis ao sol e se o PVC não for de qualidade, pode ressecar e amarelar.


4. Ferro:


É um material mais tradicional e a qualidade da janela depende do profissional, pois geralmente é feita sob medida e nem sempre é encontrada de pronta entrega nas lojas. A grande vantagem do material é o baixo custo, mas a manutenção é mais trabalhosa e deve ser constante por conta da oxidação.


5. Vidro:


São as janelas que estão na moda. Feitas toda de vidro temperado, apenas com pequenos perfis em suas laterais. Sua principal vantagem é a transparência obtida, o que favorece a entrada de ar e iluminação natural. De fácil limpeza e manutenção. No entanto não é possível realizar todos os tipos de aberturas com esse sistema.






15 visualizações0 comentário
bottom of page