Além de ser a atividade campeã no consumo de recursos naturais, a construção civil gera muitos resíduos em todo o Brasil. Cerca de 10% de todos os materiais entregues nas obras são desperdiçados e muitos deles, devido ao mau armazenamento.
Seguem algumas dicas para evitar esse desperdício e ainda economizar na obra:
1. Saiba exatamente o que quer e conheça o seu orçamento
Tenha sempre um exemplo para o profissional que irá executar a obra e reserve um extra para imprevistos, é quase certo que eles apareçam.
2. Escolha o profissional mais indicado e faça um contrato para os serviços prestados
O profissional escolhido precisa ter experiência, ser de confiança e assinar um contrato registrando toda a prestação dos serviços, prazos da obra e valor a ser pago.
3. Elabore uma lista dos materiais necessários e escolha os mais indicados para a sua construção
Conhecer os materiais a serem usados, do início ao fim da obra facilita a pesquisa do melhor preço, prazos ou descontos à vista. E também a escolha do mais indicado, de acordo com a região, por exemplo: em locais de praia é importante dar preferência para o uso do alumínio, vidro e madeira, pois eles resistem bastante a maresia.
4. Armazenar corretamente os materiais de construção
Alguns materiais podem se deteriorar senão forem bem armazenados. Como por exemplo:
• O cimento precisa ser armazenado em local coberto e longe do chão e paredes (=15 cm) para não empedrar devido à umidade.
• A areia a brita precisam ser protegidas do vento e da chuva, que espalham e molham o material.
• Telhas e tijolos também precisam ser armazenados longe de umidade.
• As tintas precisam ficar sempre bem fechadas, longe de umidade, mantidas a sombra e longe de passagem de pessoas, para evitar derrubá-las e também para não favorecer as chamas, em caso de incêndios.
Comments