top of page
Buscar
  • Foto do escritorIza Valadão

Dicas para gastar menos no verão

No verão as temperaturas aumentam e junto com a temperatura, aumenta o consumo de energia elétrica por conta dos ventiladores, ar condicionado e refrigeradores. Vale lembrar que é comum nessa época aumentar também o consumo de água. Para que não tenha uma despesa muito maior que o habitual, veja as dicas de economia que preparei: 


– Faça a manutenção sustentável de sua piscina

Para cuidar da sua piscina de forma sustentável, utilize produtos de limpeza sem químicos e conserte todos os vazamentos evitando desperdício de água. Confira e faça a manutenção no rejunte, se ela for de azulejo.  Cubra sua piscina sempre que não estiver utilizando evitando que a água evapore. 


– Tome banhos frios

O uso do chuveiro elétrico é responsável por cerca de 30% do consumo residencial de eletricidade. Aproveite as altas temperaturas para tomar banhos frios. Além de economizar, você evita, por exemplo, o ressecamento dos cabelos e deixa a pele mais bonita.


– Evite desperdício de água

Tomar um banho de mangueira no quintal é opção que as crianças adoram, principalmente no verão. Porém, procure uma diversão que gaste menos água. Reserve um final de semana para ir à praia ou a um parque aquático. Para lavar o carro, procure por uma empresa que faça a lavagem a seco. Feche todas as torneiras e com a caixa d’agua cheia, verifique o hidrômetro de sua casa para ter certeza que não há desperdício. 


– Evite o uso do secador de cabelo

Após lavar o cabelo, deixe secar naturalmente. Evite usar o secador todos os dias. Além de gastar mais energia, o cabelo fica fraco e com aspecto ressecado.


– Mantenha os aparelhos de ar-condicionado com a manutenção em dia

Os filtros dos aparelhos de ar-condicionado possuem a função de proteger o ambiente da entrada de poeira e partículas indesejadas. Para garantir o bom funcionamento e eficiência do seu condicionador de ar, mantenha os filtros sempre limpos,  para que seu equipamento funcione bem e não gaste energia desnecessariamente.


– Aproveite a luz solar

Abra as janelas, deixe a luz do sol entrar. Evite acender as luzes de sua casa durante o dia. Além de ter um ambiente mais arejado, você vai economizar com a energia elétrica.




7 visualizações0 comentário
bottom of page